Haemophilus Influenzae B (Hib)

A Hib é uma bactéria que invade a corrente sanguínea de forma extremamente invasiva. A Haemophilus Influenzae foi durante muito tempo, a principal causa da meningite bacteriana em crianças menores de 5 anos. 

Por conta dos avanços na medicina, e a melhoria na qualidade das vacinas, hoje o problema é pouco comum. A transmissão da Hib ocorre de maneira direta, isto é, contato direto com gotículas de saliva ou espirros de indivíduos infectados

Os sintomas costumam ser febre, vômitos, dores de cabeça intensas, rigidez na nuca, alterações nos níveis de consciência e até mesmo convulsões. O problema tem uma evolução rápida e apresenta altas taxas de mortalidade.

Quando tomar a vacina:

É sempre importante consultar um médico antes de tomar vacinas, contudo, a Haemophilus Influenzae B está presente no calendário nacional de vacinação, sendo que a primeira dose deve ser administrada com apenas 2 meses de idade, na chamada vacina Hexavalente (previne contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B, Haemophilus influenzae B e poliomelite). 

A segunda e a terceira dose devem ser administradas quando o bebê tiver 4 e 6 meses respectivamente, contando com um reforço entre 15 aos 18 meses de idade.

Em suma, adultos devem consultar um médico e acompanhar as campanhas gerais de vacinação.

Quem não pode tomar a vacina?

É sempre importante conversar com o seu médico antes de tomar alguma vacina, uma vez que, algumas pessoas possuem contraindicação para a aplicação. 

Quais as possíveis reações adversas da vacina?

As reações são geralmente dor no local da aplicação, vermelhidão na pele e febre.

Os sintomas costumam desaparecer normalmente em poucos dias, não trazendo grandes riscos ao paciente na maioria dos casos.

Onde se vacinar?

A Clínica Imune Mais realiza a imunização de pessoas que procuram esse tipo de vacina. Entre em contato para realizar seu agendamento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

vacina-para-haemophilus-influenzae-b-imune-mais-clnica-de-vacinas
Whatsapp
Quer Ajuda?