Herpes zoster

Herpes zoster é o vírus da catapora, é comum ouvir que “só se pega catapora uma vez”, porém, o que pouco se fala a respeito, é que esse vírus pode ser “reativado”.

Quando o paciente tem catapora, o vírus é disseminado pela corrente sanguínea ou fica inativo no organismo, contudo, por vezes o problema pode voltar a surgir, com sintomas parecidos com a varicela (catapora).

A Herpes zoster não tem tempo para ocorrer, mas a idade mais avançada é um fator de risco para o problema.

Os sintomas costumam iniciar com dor e formigamento, com o passar dos dias o corpo começa a coçar e manchas vermelhas podem surgir. As erupções cutâneas em forma de bolhas  são o indício mais característico do problema. As bolhas costumam surgir em áreas isoladas do tronco, trazendo ao paciente dor e sensibilidade.

Quando tomar a vacina:

É sempre importante consultar um médico antes de tomar vacinas, contudo, a Herpes zoster está presente no calendário nacional de vacinação, sendo que deve ocorrer em pacientes acima de 50 anos, com uma única dose. A vacina para varicela não é a mesma para a Herpes Zoster, converse com seu médico e entenda mais.

Quem não pode tomar a vacina?

É sempre importante conversar com o seu médico antes de tomar alguma vacina, uma vez que, algumas pessoas possuem contraindicação para a aplicação. 

  • Pacientes com reações alérgicas a componentes da vacina
  • Gestantes

Quais as possíveis reações adversas da vacina?

Por ser aplicada em uma camada mais superficial, ou seja, não chega a atingir o músculo, as reações adversas são incomuns. As reações são geralmente dor no local da aplicação, vermelhidão na pele e febre.

Os sintomas costumam desaparecer normalmente em poucos dias, não trazendo grandes riscos ao paciente na maioria dos casos.

Onde se vacinar?

A Clínica Imune Mais realiza a imunização de pessoas que procuram esse tipo de vacina. Entre em contato para realizar seu agendamento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

vacina-para-herpes-zoster-imune-mais-clnica-de-vacinas
Whatsapp
Quer Ajuda?