Meningite

Existe uma membrana que envolve o cérebro, chamada meninge, quando essa estrutura se inflama, temos a chamada meningite. O problema tem uma evolução rápida e apresenta altas taxas de mortalidade.

Os sintomas costumam ser febre, vômitos, dores de cabeça intensas, rigidez na nuca, alterações nos níveis de consciência e até mesmo convulsões.

A transmissão da doença ocorre através do contato com secreção nasal ou gotículas de saliva de pacientes infectados.

Quando tomar a vacina:

É sempre importante consultar um médico antes de tomar vacinas, contudo, tanto a Meningite B, como a Meningite ACWY estão presentes no calendário nacional de vacinação.

Na vacina da Meningite B, o esquema vacinal consiste com a administração de duas doses, aos 3 e 5 meses respectivamente, seguido de um reforço entre 12 a 15 meses de idade.

Já para a Meningite ACWY, o esquema vacinal consiste com a mesma administração de duas doses, aos 3 e 5 meses, respectivamente, porém são necessários mais 3 reforços. O primeiro reforço seria entre 12 a 15 meses, o segundo entre 5 a 6 anos de idade, e o último aos 11 anos.

É sempre importante consultar um pediatra afim de tirar dúvidas sobre doses de reforço ou campanhas gerais de vacinação. 

Em suma, indivíduos adultos devem consultar um médico e acompanhar as campanhas gerais de vacinação.

Quem não pode tomar a vacina?

É sempre importante conversar com o seu médico antes de tomar alguma vacina, uma vez que, algumas pessoas possuem contraindicação para a aplicação. 

Quais as possíveis reações adversas da vacina?

As reações são geralmente dor no local da aplicação, vermelhidão na pele e febre.

Os sintomas costumam desaparecer normalmente em poucos dias, não trazendo grandes riscos ao paciente na maioria dos casos.

Onde se vacinar?

A Clínica Imune Mais realiza a imunização de pessoas que procuram esse tipo de vacina. Entre em contato para realizar seu agendamento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

vacina-para-meningite-imune-mais-clnica-de-vacinas
Whatsapp
Quer Ajuda?