Caxumba

A caxumba tem como característica principal o inchaço no pescoço, todavia, o problema é causado por um vírus infeccioso. O vírus pode ser transmitido através de da tosse ou espirros.

Quais as complicações da caxumba?

As complicações são associadas ao inchaço de demais partes do organismo, como por exemplo dos testículos, seios, ovários e o até o cérebro.

Em alguns casos ocorre a perda de audição, ou a má formação fetal (pacientes grávidas que contrariam o vírus)

Quando tomar a vacina:

É sempre importante consultar um médico antes de tomar vacinas, contudo, a caxumba está presente no calendário nacional de vacinação, sendo que a primeira dose ocorre aos 12 meses, na chamada vacina Tríplice Viral (previne contra sarampo, caxumba e rubéola). 

A segunda dose é indicada aos 15 meses, na vacina Tetra Viral (protege contra sarampo, rubéola, caxumba e catapora).

Em situação de risco para caxumba – por exemplo, surto ou exposição domiciliar – a primeira dose pode ser aplicada a partir dos 6 meses de idade. Essa dose, porém, não conta para o esquema de rotina: continuam a ser necessárias duas doses a partir dos 12 meses.

De maneira geral, adultos devem consultar um médico e acompanhar as campanhas gerais de vacinação.

Quem não pode tomar a vacina?

É sempre importante conversar com o seu médico antes de tomar alguma vacina, uma vez que, algumas pessoas possuem contraindicação para a aplicação. 

  • Pacientes com reações alérgicas a algum dos componentes da vacina 
  • Gestantes
  • Indivíduos que realizaram transfusão sanguínea em até 3 meses antes da vacina
  • Pacientes que fazem uso de medicações imunossupressoras

Quais as possíveis reações adversas da vacina da caxumba?

Por ser aplicada em uma camada mais superficial, ou seja, não chega a atingir o músculo, as reações adversas são incomuns. As reações são geralmente dor no local da aplicação, vermelhidão na pele e febre.

Os sintomas costumam desaparecer normalmente em poucos dias, não trazendo grandes riscos ao paciente na maioria dos casos.

Onde se vacinar?

A Clínica Imune Mais realiza a imunização de pessoas que procuram esse tipo de vacina. Entre em contato para realizar seu agendamento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

vacina-para-caxumba-imune-mais-clnica-de-vacinas
Whatsapp
Quer Ajuda?