A difteria é uma inflamação do sistema respiratório que se manifesta geralmente com febre, mal estar, irritabilidade e anorexia, o diagnóstico é difícil e por vezes demora a ser feito. Os sintomas variam de acordo com o local inflamado.
A doença é geralmente transmitida através das vias respiratórias ou por lesões na pele. Apesar de haver tratamento, é necessário uma atenção especial para que o problema não se agrave. O tratamento é geralmente feito com o intuito de inativar a toxina liberada pela bactéria causadora do problema.
Caso a doença não seja tratada corretamente as consequências vão desde insuficiências respiratórias até problemas neurológicos. É possível que o paciente apresente problemas cardíacos e renais também
Quando tomar a vacina:
É sempre importante consultar um médico antes de tomar vacinas, contudo, a Difteria está presente no calendário nacional de vacinação, sendo que a primeira dose ocorre aos 2 meses de idade na chamada Hexavalente (previne contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B ,infecções causadas pelo Haemophilus influenzae B e poliomelite).
A segunda dose da vacina ocorre aos 4 meses de idade e a terceira aos 6 meses, seguido de um reforço entre 15 a 18 meses de idade.
É sempre importante consultar um pediatra afim de tirar dúvidas sobre doses de reforço ou campanhas gerais de vacinação.
Quem não pode tomar a vacina?
É sempre importante conversar com o seu médico antes de tomar alguma vacina, uma vez que, algumas pessoas possuem contraindicação para a aplicação.
Quais as possíveis reações adversas da vacina?
As reações são geralmente dor no local da aplicação, vermelhidão na pele e febre.
Os sintomas costumam desaparecer normalmente em poucos dias, não trazendo grandes riscos ao paciente na maioria dos casos.
Onde se vacinar?
A Clínica Imune Mais realiza a imunização de pessoas que procuram esse tipo de vacina. Entre em contato para realizar seu agendamento.