A febre amarela é transmitida por mosquitos silvestres, e é uma infecção viral que pode levar pacientes ao coma. Os sintomas costumam ser febre alta e pulso lento, além de dores na cabeça e por todo o corpo. Náuseas, vômitos e diarreia também podem surgir.
A transmissão ocorre somente com a picada do inseto, não sendo possível assim, contrair através de contato com outros pacientes infectados.
A vacina da febre amarela é comumente associada a viagens tanto nacionais quanto internacionais, saiba mais sobre os locais de viagem que exigem a vacinação clicando aqui.
Quando tomar a vacina:
É sempre importante consultar um médico antes de tomar vacinas, contudo, a Febre amarela está presente no calendário nacional de vacinação, sendo que deve ocorrer em áreas endêmicas, isto é, áreas de risco para a doença.
Antes dos 9 meses de idade ou acima dos 60 anos, é necessário conversar com um médico, para saber sobre as recomendações ou contraindicações da vacina.
Quem não pode tomar a vacina?
É sempre importante conversar com o seu médico antes de tomar alguma vacina, uma vez que, algumas pessoas possuem contraindicação para a aplicação
- Pacientes com reações alérgicas a algum dos componentes da vacina
- Gestantes
- Lactantes
- Indivíduos alérgicos a ovos e proteínas da galinha
Quais as possíveis reações adversas da vacina da caxumba?
Por ser aplicada em uma camada mais superficial, ou seja, não chega a atingir o músculo, as reações adversas são incomuns. As reações são geralmente dor no local da aplicação, vermelhidão na pele e febre.
Os sintomas costumam desaparecer normalmente em poucos dias, não trazendo grandes riscos ao paciente na maioria dos casos.
Onde se vacinar?
A Clínica Imune Mais realiza a imunização de pessoas que procuram esse tipo de vacina. Entre em contato para realizar seu agendamento.