A hepatite B é possivelmente fatal, e requer atenção. O problema pode demorar décadas para manifestar sintomas, e quando isso ocorre, geralmente o quadro já está evoluído. Quando a doença mostra indícios, esses geralmente são associados a doenças do fígado.
Febre, dores abdominais, icterícia, tontura e enjoos são os sintomas mais comuns da hepatite do tipo B
O diagnóstico da doença é realizado com um conjunto de exames laboratoriais, geralmente de sangue. A hepatite B não tem cura, todavia, existe tratamento para amenizar os efeitos e a progressão da doença.
Quando a hepatite B evolui, pode acarretar no paciente, problemas como cirrose e câncer hepático, ambos fatais.
Por não haver cura, a melhor maneira de se lidar com a doença é prevenindo que a mesma seja contraída, o método mais eficaz para isso, é no entanto, a vacinação.
Quando tomar a vacina:
É sempre importante consultar um médico antes de tomar vacinas, contudo, Hepatite B está presente no calendário nacional de vacinação, sendo que a primeira dose deve ser administrada logo após o nascimento da criança.
A hepatite B está presente também na vacina Hexavalente, que ocorre aos 2, 4 e 6 meses de idade do bebê, contando com um reforço entre 15 a 18 meses.
Adultos e adolescentes devem procurar um médico para saber sobre doses de reforço e campanhas gerais de vacinação.
Quem não pode tomar a vacina?
É sempre importante conversar com o seu médico antes de tomar alguma vacina, uma vez que, algumas pessoas possuem contraindicação para a aplicação.
Quais as possíveis reações adversas da vacina?
As reações são geralmente dor no local da aplicação, vermelhidão na pele e febre.
Os sintomas costumam desaparecer normalmente em poucos dias, não trazendo grandes riscos ao paciente na maioria dos casos.
Onde se vacinar?
A Clínica Imune Mais realiza a imunização de pessoas que procuram esse tipo de vacina. Entre em contato para realizar seu agendamento.