Tanto homens quanto mulheres podem ter o HPV (Papilomavírus Humano), uma infecção que acomete a pele e as mucosas íntimas e orais. O problema pode ser sexualmente transmitido e é possivelmente fatal.
A doença não apresenta sintomas para a maioria dos indivíduos, por isso o diagnóstico demora a ocorrer, trazendo assim grandes riscos para o paciente.
Quando o problema demonstra sintomas, geralmente são verrugas na região genital, podendo variar em tamanho, quantidade e aparência. Alguns indícios não são visíveis, isto é, lesões que requerem uma análise clínica mais específica para serem identificadas.
Por ser um problema grave, que pode ter cura ou não, a melhor maneira de lidar com o HPV é através da prevenção.
Além do uso de preservativo, a vacinação é um dos métodos mais eficazes de prevenir a doença.
Quando tomar a vacina:
É sempre importante consultar um médico antes de tomar vacinas, contudo, o HPV está presente no calendário nacional de vacinação, sendo que a primeira dose deve ser administrada entre os 9 e os 14 anos de idade para meninas, e entre os 11 e os 14 anos de idade para os meninos, e uma segunda dose 6 meses após a primeira aplicação.
Após essa faixa etária, para ambos os sexos, são necessárias 3 doses, com um intervalo de 0,2 e 6 meses entre as doses.
Quem não pode tomar a vacina?
É sempre importante conversar com o seu médico antes de tomar alguma vacina, uma vez que, algumas pessoas possuem contraindicação para a aplicação.
Quais as possíveis reações adversas da vacina?
As reações são geralmente dor no local da aplicação, vermelhidão na pele e febre.
Os sintomas costumam desaparecer normalmente em poucos dias, não trazendo grandes riscos ao paciente na maioria dos casos.
Onde se vacinar?
A Clínica Imune Mais realiza a imunização de pessoas que procuram esse tipo de vacina. Entre em contato para realizar seu agendamento.