Infecções Pneumocócicas

As infecções pneumocócicas podem apresentar diferentes sintomas de acordo com a região do corpo que foi afetada. Há mais de 90 tipos de pneumococos, e as mais comuns já estão presentes nas campanhas de vacinação.

O problema geralmente acomete o sistema respiratório e por isso sua transmissão está associada ao contato direto com pacientes infectados e gotículas dispersas pelo ar através de espirros e tosse.

Os sintomas geralmente são pneumonias, otites e sinusites, sendo que o paciente pode apresentar febre, dores de cabeça, fadiga e cansaço. Dores agudas no peito e falta de ar, também são indícios comuns do problema.

Há alguns tipos de infecções pneumocócicas que podem ser mais graves, isto é, que chegam a causar meningite.

Se não tratada, a doença pode causar perda de audição, disfunção mental, problemas de equilíbrio e até mesmo a morte.

O método mais eficaz de prevenir as infecções é através da vacinação.

Quando tomar a vacina:

É sempre importante consultar um médico antes de tomar vacinas, contudo, as infecções pneumocócicas estão presente no calendário nacional de vacinação, sendo que a primeira dose deve ser administrada aos 2 meses de idade com a chamada Pneumocócica 13 Valente (que previne diversas doenças causadas pelo vírus Pneumococo). A segunda dose ocorre aos 4 meses de idade, seguida da terceira dose aos 6 meses de idade e de um reforço entre os 12 aos 15 meses.

Há também a chamada Pneumocócica 23 Valente, que deve ser administrada para crianças,adultos e adolescentes que tenham algum problema de saúde que aumenta o risco para a doença pneumocócica, porém sempre com recomendação médica. É também indicada para pessoas a partir de 60 anos de idade, sendo uma vacina de rotina.

Quem não pode tomar a vacina?

É sempre importante conversar com o seu médico antes de tomar alguma vacina, uma vez que, algumas pessoas possuem contraindicação para a aplicação. 

Quais as possíveis reações adversas da vacina?

As reações são geralmente dor no local da aplicação, vermelhidão na pele e febre.

Os sintomas costumam desaparecer normalmente em poucos dias, não trazendo grandes riscos ao paciente na maioria dos casos.

Onde se vacinar?

A Clínica Imune Mais realiza a imunização de pessoas que procuram esse tipo de vacina. Entre em contato para realizar seu agendamento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

vacina-para-infeces-pneumoccicas-imune-mais-clnica-de-vacinas
Whatsapp
Quer Ajuda?