Existe uma membrana que envolve o cérebro, chamada meninge, quando essa estrutura se inflama, temos a chamada meningite. O problema tem uma evolução rápida e apresenta altas taxas de mortalidade.
Os sintomas costumam ser febre, vômitos, dores de cabeça intensas, rigidez na nuca, alterações nos níveis de consciência e até mesmo convulsões.
A transmissão da doença ocorre através do contato com secreção nasal ou gotículas de saliva de pacientes infectados.
Quando tomar a vacina:
É sempre importante consultar um médico antes de tomar vacinas, contudo, tanto a Meningite B, como a Meningite ACWY estão presentes no calendário nacional de vacinação.
Na vacina da Meningite B, o esquema vacinal consiste com a administração de duas doses, aos 3 e 5 meses respectivamente, seguido de um reforço entre 12 a 15 meses de idade.
Já para a Meningite ACWY, o esquema vacinal consiste com a mesma administração de duas doses, aos 3 e 5 meses, respectivamente, porém são necessários mais 3 reforços. O primeiro reforço seria entre 12 a 15 meses, o segundo entre 5 a 6 anos de idade, e o último aos 11 anos.
É sempre importante consultar um pediatra afim de tirar dúvidas sobre doses de reforço ou campanhas gerais de vacinação.
Em suma, indivíduos adultos devem consultar um médico e acompanhar as campanhas gerais de vacinação.
Quem não pode tomar a vacina?
É sempre importante conversar com o seu médico antes de tomar alguma vacina, uma vez que, algumas pessoas possuem contraindicação para a aplicação.
Quais as possíveis reações adversas da vacina?
As reações são geralmente dor no local da aplicação, vermelhidão na pele e febre.
Os sintomas costumam desaparecer normalmente em poucos dias, não trazendo grandes riscos ao paciente na maioria dos casos.
Onde se vacinar?
A Clínica Imune Mais realiza a imunização de pessoas que procuram esse tipo de vacina. Entre em contato para realizar seu agendamento.