Rubéola

A rubéola é uma doença viral aguda, altamente contagiosa e de alto risco. 

Os sintomas desse problema envolvem febre baixa, secreção nasal, dores de cabeça e manchas vermelhas na pele.

A transmissão da rubéola acontece através do contato direto com pacientes infectados, isto é, por contato com gotículas expelidas na tosse e no espirro. 

Não há tratamento para a doença, por isso, é importante vacinar-se.

Gestantes que contraem a doença, podem ter consequências para si mesmas, assim como para o feto, que pode nascer com problemas congênitos de diversos âmbitos

Quando tomar a vacina:

É sempre importante consultar um médico antes de tomar vacinas, contudo, a rubéola está presente no calendário nacional de vacinação, sendo que a primeira dose deve ser administrada aos 12 meses de idade, na tríplice viral.

Aos 15 meses, a criança deve tomar a vacina tetra viral, que também protege contra a rubéola. 

Em situação de risco para a rubéola – por exemplo, surto ou exposição domiciliar – a primeira dose pode ser aplicada a partir dos 6 meses de idade. Essa dose, porém, não conta para o esquema de rotina: continuam a ser necessárias duas doses a partir dos 12 meses.

É preciso conversar com um especialista a respeito de doses de reforço e campanhas de vacinação.

Quem não pode tomar a vacina?

É sempre importante conversar com o seu médico antes de tomar alguma vacina, uma vez que, algumas pessoas possuem contraindicação para a aplicação. 

  • gestantes
  • imunodeprimidos
  • alérgicos a componentes da vacina

Quais as possíveis reações adversas da vacina?

Por ser aplicada em uma camada mais superficial, ou seja, não chega a atingir o músculo, as reações adversas são incomuns, ocorrendo em raros casos. As reações são geralmente dor no local da aplicação, vermelhidão na pele e febre.

Os sintomas costumam desaparecer normalmente em poucos dias, não trazendo grandes riscos ao paciente na maioria dos casos.

Onde se vacinar?

A Clínica Imune Mais realiza a imunização de pessoas que procuram esse tipo de vacina. Entre em contato para realizar seu agendamento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

vacina-para-rubola-imune-mais-clnica-de-vacinas
Whatsapp
Quer Ajuda?