O sarampo é uma infecção viral grave, possivelmente fatal que requer atenção médica. A única maneira de prevenir a doença é por meio da vacinação.
Os sintomas da doença envolvem febre, tosse, mal estar, congestão nasal e manchas na pele.
A transmissão do vírus ocorre por meio de contato direto com pacientes infectados, isto é, por meio de gotículas dispersas na fala, na respiração, no espirro e na tosse.
As consequências do sarampo vão desde pneumonias e otites, até encefalites e a morte. Gestantes necessitam de uma atenção especial, uma vez que a doença pode gerar problemas de formação no feto e o parto prematuro.
Quando tomar a vacina:
É sempre importante consultar um médico antes de tomar vacinas, contudo, o sarampo está presente no calendário nacional de vacinação, sendo que a primeira dose deve ser administrada aos 12 meses de idade, na tríplice viral.
Aos 15 meses, a criança deve tomar a vacina tetra viral, que também protege contra a rubéola.
Em situação de risco para o sarampo – surto, exposição domiciliar- a primeira dose pode ser aplicada aos 6 meses de idade, porém não conta para o esquema de rotina, sendo necessário ainda duas doses a partir dos 12 meses de idade.
É preciso conversar com um especialista a respeito de doses de reforço e campanhas de vacinação.
Quem não pode tomar a vacina?
É sempre importante conversar com o seu médico antes de tomar alguma vacina, uma vez que, algumas pessoas possuem contraindicação para a aplicação.
- gestantes
- imunodeprimidos
- alérgicos a componentes da vacina
Quais as possíveis reações adversas da vacina?
Por ser aplicada em uma camada mais superficial, ou seja, não chega a atingir o músculo, as reações adversas são incomuns e são geralmente dor no local da aplicação, vermelhidão na pele e febre.
Os sintomas costumam desaparecer normalmente em poucos dias, não trazendo grandes riscos ao paciente na maioria dos casos.
Onde se vacinar?
A Clínica Imune Mais realiza a imunização de pessoas que procuram esse tipo de vacina. Entre em contato para realizar seu agendamento.