Tétano

O tétano é comumente associado ao ferro enferrujado, todavia, o problema vai muito além disso. Se não tratada, a doença pode ser fatal, assim como pode deixar sequelas na vida do paciente ao exemplo problemas renais e respiratórios.

Os sintomas envolvem desde rigidez muscular e dificuldade em realizar movimentos até dores intensas nas costas, nos braços e nas pernas.

A transmissão não ocorre por meio de contato com pacientes infectados, mas sim por meio de ferimentos e mucosas que entram em contato com a bactéria.

Apesar de existir tratamento, o problema requer atendimento de urgência.

Quando se vacinar:

É sempre importante consultar um médico antes de tomar vacinas, contudo, o tétano está presente no calendário nacional de vacinação, sendo que a primeira dose deve ser administrada com apenas 2 meses de idade, na chamada vacina Hexavalente (previne contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B, Haemophilus influenzae B e poliomelite). 

A segunda e a terceira dose devem ser administradas quando o bebê tiver 4 e 6 meses respectivamente, contando com um reforço entre 15 a 18 meses de idade.

A chamada DTP também é uma vacina que previne o tétano e ocorre aos 4 anos.

A vacina antitetânica deve ser reforçada a cada 10 anos.

No calendário nacional de vacinação, é indicado que gestantes também tomem reforço de tétano.

Quem não pode tomar a vacina?

É sempre importante conversar com o seu médico antes de tomar alguma vacina, uma vez que, algumas pessoas possuem contraindicação para a aplicação. 

Quais as possíveis reações adversas da vacina?

As reações são geralmente dor no local da aplicação, vermelhidão na pele e febre.

Os sintomas costumam desaparecer normalmente em poucos dias, não trazendo grandes riscos ao paciente na maioria dos casos.

Onde se vacinar?

A Clínica Imune Mais realiza a imunização de pessoas que procuram esse tipo de vacina. Entre em contato para realizar seu agendamento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

vacina-para-ttano-imune-mais-clnica-de-vacinas
Whatsapp
Quer Ajuda?