A tuberculose é uma doença infecciosa que afeta majoritariamente os pulmões, o problema já causou muitas mortes, mas hoje em dia por conta das campanhas de vacinação, pouco se ouve a respeito de pacientes tísicos.
Os sintomas da tuberculose são em suma:
- Tosse
- Febre
- Sudorese
- Perda de peso
- Fadiga
O problema é transmitido pelo ar, isto é, quando um paciente contaminado fala, espirra, ou tosse, ele libera pequenas gotículas contaminadas, que podem chegar a outras pessoas e infecta-las.
A doença possui tratamento, mas esse é minucioso e requer uma série de cuidados por meio do paciente. A melhor maneira de lidar com a tuberculose, é prevenindo-a através da vacinação.
Quando tomar a vacina:
É sempre importante consultar um médico antes de tomar vacinas, contudo, a tuberculose está presente no calendário nacional de vacinação, sendo que a aplicação deve ser administrada logo após o nascimento.
Atualmente não há mais indicações de que seja necessária doses de reforço para a tuberculose.
Quem não pode tomar a vacina?
É sempre importante conversar com o seu médico antes de tomar alguma vacina, uma vez que, algumas pessoas possuem contraindicação para a aplicação.
Nos dias atuais, muitos hospitais não permitem a alta do recém-nascido antes da aplicação da BCG, salvo casos de pacientes que nasceram com o vírus do HIV.
Quais as possíveis reações adversas da vacina?
As reações são comuns, porém, não trazem riscos maiores para o paciente. A famosa marca de vacina no braço, é decorrente da chamada BCG, que previne a criança da tuberculose.
Os sintomas costumam desaparecer normalmente em poucos dias, não trazendo grandes riscos ao paciente na maioria dos casos.
Onde se vacinar?
A Clínica Imune Mais realiza a imunização de pessoas que procuram esse tipo de vacina. Entre em contato para realizar seu agendamento.