Conhecida popularmente no Brasil com o nome de “catapora”, é uma doença viral, altamente contagiosa.
Os sintomas costumam se iniciar com febre, e então surge o mal-estar e as dores de cabeça. Após um ou dois dias que o vírus está em contato com o organismo, surgem as tão características manchas avermelhadas na pele.
A doença é mais comum em crianças, todavia, em adultos e idosos é mais grave e requer maior atenção. É importante dirigir-se ao médico logo quando os primeiros sintomas surgem, afim de evitar danos maiores a saúde.
Por se tratar de uma doença com contágio alto, é importante fazer repouso e não ter contato com ambientes abertos, para que o vírus não se espalhe. O vírus pode ser transmitido mesmo antes de os sintomas surgirem, como algum período depois também.
Quando tomar a vacina:
É sempre importante consultar um médico antes de tomar vacinas, contudo, a rubéola está presente no calendário nacional de vacinação, sendo que a primeira dose deve ser aplicada aos 12 meses de idade e uma segunda dose aos 15 meses.
É preciso conversar com um especialista a respeito de doses de reforço e campanhas de vacinação.
Quem não pode tomar a vacina?
É sempre importante conversar com o seu médico antes de tomar alguma vacina, uma vez que, algumas pessoas possuem contraindicação para a aplicação.
- gestantes
- imunodeprimidos
- alérgicos a componentes da vacina
Quais as possíveis reações adversas da vacina?
Por ser aplicada em uma camada mais superficial, ou seja, não chega a atingir o músculo, as reações adversas são incomuns, ocorrendo em raros casos. As reações são geralmente dor no local da aplicação, vermelhidão na pele e febre.
Os sintomas costumam desaparecer normalmente em poucos dias, não trazendo grandes riscos ao paciente na maioria dos casos.
Onde se vacinar?
A Clínica Imune Mais realiza a imunização de pessoas que procuram esse tipo de vacina. Entre em contato para realizar seu agendamento.