Viajar é conhecer novas culturas, novos modos de vida e novos ambientes. Mas quando viajamos, também deixamos um pouco de nós por onde andamos, não só cultura é passada de um local para o outro, mas por vezes, doenças também.
Vacinar-se antes de uma viagem é um meio de prevenir a si mesmo de contrair uma doença local, assim como é um método de não levar novas doenças para o lugar de destino.
É necessário realizar a aplicação, com no mínimo 10 dias de antecedência do embarque.
Quais vacinas tomar?
Essa pergunta é difícil de ser respondida sem saber o local da sua viagem, uma vez que cada país pode ter uma exigência diferente, no entanto, as vacinas mais comuns são:
- Febre Amarela
- Tétano
- Hepatite A
- Hepatite B
- Tríplice Viral (Sarampo, Rubéola e Caxumba)
Crianças, idosos e gestantes, necessitam de uma atenção especial na hora de cuidar da saúde, por isso, é importante consultar um especialista antes de fazer as malas, e verificar se há necessidade de alguma dose de reforço ou vacinas específicas.
Ao contrário do que se pensa, não são apenas viagens internacionais que requerem vacinação, é recomendado que se proteja da febre amarela para viagens nacionais também, principalmente para aqueles que vão em direção ao norte e ao nordeste do país.
Somente se vacinar não é o suficiente!
Após tomar as vacinas necessárias, é preciso emitir um Certificado Internacional que comprove que você está apto para decolar!
Não deixe para a última hora, é possível perder a viagem se não estiver com todos os documentos em dia, por isso, se programe para dar tempo de tomar a vacina a tempo de emitir os documentos oficiais.
Onde se vacinar?
A Clínica Imune Mais realiza a imunização de pessoas que procuram esse tipo de vacina. Entre em contato para realizar seu agendamento.